Home Tecnova 1 Notícias Tecnova 1 Prêmio Pesquisador Gaúcho terá exposição de empresas do Tecnova/RS

Prêmio Pesquisador Gaúcho terá exposição de empresas do Tecnova/RS

Na solenidade, além da premiação, será realizado o lançamento do Caderno Especial do Programa Tecnova/RS
Na solenidade, além da premiação, será realizado o lançamento do Caderno Especial do Programa Tecnova/RS

Durante a 6ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho, que será realizado nesta quinta-feira (6), na FIERGS, oito empresas representando os segmentos apoiados pelo Programa Tecnova/RS farão parte de um Show Room, apresentando os resultados obtidos com investimentos destinados à inovação de processos e produtos.

Na solenidade, além da premiação, será realizado o lançamento do Caderno Especial do Programa Tecnova/RS, convênio firmado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), apresentando os cases das 45 micro e pequenas empresas divididas nos seguintes segmentos: tecnologia da informação e comunicação; petróleo e gás; energias alternativas; saúde avançada e medicamentos; calçados e artefatos; indústria moveleira; metalmecânico e automotivo; agroindustrial.

Confira as novidades das empresas expositoras representantes de cada segmento do Programa Tecnova/RS:

1. Agroindústria: Coopeg 

A Coopecg irá apresentar os produtos alimentícios inovadores a partir de hortifrutigranjeiros orgânicos, desenvolvidos através do Tecnova,  para reduzir o desperdício de alimentos dentro da cooperativa. Estarão disponíveis para degustação os sucos de uva misto com vegetais AntiOx e de Uva Zen e o Snack de vegetais orgânicos.

2.Calçados: M. Moss

M. Moss irá apresentar um vídeo sobre o funcionamento da máquina de chanfrar couros de peles exóticas, desenvolvida no projeto. Haverá a exposição de mantas de couro de pirarucu originais e peças finalizadas, produzidas com a utilização desta máquina.

3.Energias Alternativas: Micromos

Micromos fará a apresentação do funcionamento da rede de iluminação inteligente, que consiste no controle digital do acionamento e intensidade de lâmpadas LED via rede Wifi. Será disponibilizado ao público a utilização do mecanismo, permitindo regular a luminosidade das lâmpadas.

4.Madeira e Móveis: Movelaria

A Movelaria apresentará a plataforma digital  desenvolvida no projeto, com linhas de móveis 100% editáveis pelo consumidor, permitindo que ele faça a projeção do seu móevel, mesmo sem nenhuma experiência. São projetados móveis personalizados quanto às dimensões, cores e acessórios, totalmente integradaos com a loja on line.

5.Metalmecânico: Estevão

A Estevão demonstrará o uso do Conecta - Kit portátil universal para conexões entre terminais hidráulicos. Será demonstrada a utilização do kit a partir dos protótipos desenvolvidos e sua aplicação em mangueiras.

6.Petróleo e gás: Aurora

A Aurora apresentará o Viwes - drone para captura de imagens para inspeções industriais. Desenvolvido dentro do Programa Tecnova para inspeção de plataformas de petróleo, podendo ser utilizado para inspeções de qualquer planta industrial. Será apresentado também o software desenvolvido para analisar com detalhes as imagens  obtidas em alta resolução.

7.Saúde Avançada: Quatro G

A Quatro G apresentará o kit nacional de pesquisa em biologia molecular desenvolvido dentro do Tecnova. O kit permite a detecção de morte celular, com dosagem de apoptose, proporcionando um produto de análise nacional simples e rápido.

8.Tecnologia da Informação e Comunicação: Delta Color

A Delta Color apresentará o primeiro espectrofotômetro nacional para a medição de cores visando o  controle de qualidade. O aparelho é capaz de medir e analisar as cores através de um software, a partir de amostras medidas nos mais diversos materiais, peças planas ou curvas, pequenas ou grandes, opacas ou translúcidas, líquidas, pó ou grãos.

 

Fonte: Ass/Com-FAPERGS