Home Tecnova 1 Notícias Tecnova 1 FAPERGS entrega Prêmio Pesquisador Gaúcho dia 6 de outubro

FAPERGS entrega Prêmio Pesquisador Gaúcho dia 6 de outubro

Evento de reconhecimento terá apresentação de resultados do Programa Tecnova
Evento de reconhecimento terá apresentação de resultados do Programa Tecnova

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) fará a solenidade de premiação dos destaques da pesquisa científica gaúcha, na próxima quinta-feira, 6 de outubro, às 20 horas e 30 minutos, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Criado para reconhecer o trabalho dos pesquisadores na área científica e tecnológica, o Prêmio Pesquisador Gaúcho vai agraciar 10 cientistas com relevantes contribuições. O evento também tem o objetivo de mostrar a importância da pesquisa como ferramenta para o desenvolvimento do Estado.

Além da premiação, será realizado o lançamento do Caderno Especial do Programa Tecnova/RS, convênio firmado entre a FAPERGS e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), apresentando os resultados obtidos pelas 45 micro e pequenas empresas que receberam os recursos destinados à inovação de processos e produtos. E no saguão do Salão de Convenções, haverá uma mostra de oito empresas, representando os segmentos apoiados pelo programa: tecnologia da informação e comunicação; petróleo e gás; energias alternativas; saúde avançada e medicamentos; calçados e artefatos; indústria moveleira; metalmecânico e automotivo; agroindustrial.

Nesta 6ª edição, serão contempladas seis áreas do conhecimento na modalidade Pesquisador Destaque: Engenharia; Física e Astronomia; Geociências; Matemática, Estatística e Computação; Interdisciplinar e Química.

Além das categorias Jovem Inovador, Pesquisador na Empresa e Pesquisador na Indústria, o Prêmio tem uma categoria alusiva ao Ano Internacional do Entendimento Global, proclamado pela UNESCO para celebrar em 2016, a busca de soluções inovadoras para a sociedade conviver de forma mais sustentável.

Confira os escolhidos:

- Pesquisador Destaque:

Engenharia- Ademir José Zattera (UCS)

Física e Astronomia- Thaisa Storchi Bergmann (UFRGS)

Geociências- Farid Chemale Junior (UNISINOS)

Matemática, Estatística e Computação- Manuel Menezes de Oliveira Neto (UFRGS)

Interdisciplinar- João Batista Teixeira da Rocha (UFSM)

Química- Nilo Zanatta (UFSM)

- Pesquisador Jovem Inovador: Bruna Coelho de Andrade (Empresa Quatro G P&D)

Pesquisador na Empresa: Gustavo Roth (Empresa Quatro G P&D)

Pesquisador na Indústria: José Luiz Bozzetto (Empresa BCM Engenharia LTDA)

- Destaque Especial ao Ano Internacional do Entendimento Global: Jair Putzke (UNISC)

 

Leia matéria no site do Jornal do Comércio. Clique aqui.

 

Fonte: Asscom/Fapergs