Home Tecnova 1 Notícias Tecnova 1 Casa JC recebe FAPERGS e Tecnova no Diálogos: Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio

Agricultura de precisão e inovação tecnológica no setor agroindustrial na pauta do JC.

Na manhã desta quinta-feira 01/09, a Casa JC realizou o quinto e último encontro do ciclo Diálogos: Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio, que teve como convidados a FAPERGS e Tecnova. Márcio Albuquerque, diretor da Falker, Marco Baldo, diretor da FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) e Elisabeth Haanse-Möllmann, gerente do Tecnova RS, conversaram com a repórter do Jornal do Comércio Patrícia Comunello a respeito da situação atual e desafios das empresas no campo nacional e regional. Entre os tópicos debatidos, a questão dos projetos de incentivo a pesquisa e financiamento de empresas de inovação tecnológica foi destaque.

O objetivo é divulgar a importância do investimento em pesquisa e inovação na área do setor primário. Por esta razão, a Falker que é uma das empresas do segmento agroindustrial do Tecnova/RS, que concedeu entrevista sobre o sistema criado com foco na agricultura de precisão.

O projeto apoiado pelo convênio firmado entre a FAPERGS e a FINEP visa desenvolver um sistema de computação em nuvem para gerenciamento e processamento de informações para agricultura de precisão, de modo a tornar esta moderna prática agrícola acessível a um número maior de usuários e torná-la mais simples e eficiente para os usuários que já a utilizam. Desta forma é possível organizar as informações e fazer os mapas georreferenciados e interpolados no sistema. Atualmente, os softwares para agricultura de precisão são soluções baseadas em PC.

Para Márcio Albuquerque, sócio da empresa Falker, sem o investimento oportunizado pelo Programa Tecnova/RS não seria viável inovar. Márcio destacou que as empresas que desejam fazer parte de um projeto como este precisam estar muito organizadas e com um bom planejamento para a execução das etapas determinadas pelo Programa. O aporte recebido pela Falker foi de R$ 500 mil.

Maria Elisabete Haase-Möllmann, salientou que, o Programa Tecnova/RS conta com 11 empresas do setor Agroindustrial, além de algumas da área da Tecnologia da Informação que também desenvolvem projetos para o setor primário como a Falker.

O diretor-presidente interino da FAPERGS, Marco Antonio Baldo, salientou que esta primeira edição do Programa Tecnova/RS é uma experiência nova de fomento destinada às empresas de micro e pequeno porte, tendo como objetivo a inovação tecnológica.

A matéria completa encontra-se disponível em:

Fonte: JC/FAPERGS

Foto: Lívia Stumpf/Especial/JC