A empresa Coopeg, integrante do Tecnova/RS, recebe Prêmio Folha Verde
A Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi recebeu, no dia 7 dezembro, o Prêmio Folha Verde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A empresa foi agraciada na categoria Agricultura Ecológica.
A premiação reconheceu pessoas, instituições e empresas que se destacaram pelo trabalho em benefício do crescimento do setor primário e do desenvolvimento da economia gaúcha. No total, foram 10 categorias premiadas.
Os vencedores foram indicados por deputados estaduais. Essa é a quinta edição do Prêmio, instituído em 3 de outubro de 1995.
Inovação com o apoio do Tecnova-RS
A Coopeg recebe o apoio do Programa Tecnova-RS com o projeto: Desenvolvimento de Produtos Alimentícios Inovadores a partir de Hortifrutigranjeiros Orgânicos, que visa trabalhar com pesquisa e inovação na busca de soluções sustentáveis com o aproveitamento de produtos descartados para que possam ser utilizados como matéria-prima para novos itens. Prioritariamente, estão previstos o desenvolvimento de sucos mistos com frutas e vegetais e chips de vegetais, ambos a partir de produtos orgânicos produzidos pela cooperativa. O projeto conta com um investimento de R$ 255 mil, num período de 24 meses.
Sobre a Coopeg
Fundada em 2001, a Coopeg reúne 46 cooperados dos municípios de Garibaldi, Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul, Barão e Farroupilha. Além de hortifrutigranjeiros, eles produzem vinhos, espumantes, sucos e geleias. Os produtos são vendidos para grandes redes de supermercados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
A cooperativa, que prima pela produção de alimentos sem agrotóxicos, também adotou um formato diferenciado de gestão. “A gente trabalha com um modelo novo de cooperativa que no momento da venda o cooperado já tem o seu lucro entregue pela cooperativa. É um sistema que beneficia o cooperado já no ato da venda, ele não precisa esperar o fim da safra”, explica o vice-presidente da Coopeg, Damian Chiesa.
A cooperativa produz 108 mil litros de sucos de uva, nove mil litros de vinhos, 1,1 mil litros de espumantes, 1,1 mil quilos de doces de frutas e 420 mil quilos de verduras e uva por ano.
Texto: Ascom/FAPERGS